Ministério da Água da Índia, Gestão Composta de Recursos Hídricos, http://mowr.gov.in
A água é o elixir da vida: Como poupar 50 milhões de litros de água por ano 1.
A água é um recurso precioso em todo o mundo, com a Índia a ser uma das regiões mais difíceis de alcançar. Um estudo do Ministério dos Recursos Hídricos da Índia informa que o país estava a viver a pior crise de água na sua história, com cerca de 200 000 pessoas a morrerem todos os anos devido ao acesso inadequado à água potável.
Asif Khan tornou-a sua missão pessoal para poupar o máximo de água possível. “Devemos lembrar-nos de que a água é o elixir da vida, mas o nível de água subterrânea em todo o mundo está a diminuir rapidamente devido à exploração excessiva, pelo que a conservação da água se torna da responsabilidade de todos”, afirma.
Na sua função de Diretor Sénior de EHS (Ambiente, Saúde e Segurança) na fábrica da Teva India, a Khan é a mestria por detrás de uma série de iniciativas economizadoras de água. “Estávamos a impedir quaisquer perdas e a incentivar as pessoas a poupar água onde quer que pudessem, mas procurávamos o que mais poderíamos fazer”, explica.
“Aqui na Teva Active Pharmaceutical Ingredients (API) em Gajraula Uttar Pradesh, tratamos os efluentes - a água saiu dos processos de fabrico – e utilizamo-los para fins de jardinagem, para as nossas flores e relvados. Temos torres de arrefecimento aqui que necessitam de muita água bruta (não tratada para remover bactérias e outros contaminantes), por isso pensámos que se conseguíssemos utilizar a água que estávamos a tratar para isso, seria uma grande poupança.”
A proposta lançada era enviar água efluente tratada para a fábrica de polimento no local, onde a água se tornaria refinada para utilização nas torres de arrefecimento do local – utilizada para manter a maquinaria à temperatura certa durante o fabrico. “A proposta foi para a Equipa de Gestão local e depois foi sugerida à Administração Global. Tivemos de provar que pouparia água e conseguimos convencê-los,” diz Asif.
Estima-se que desde o início de 2016, quando a água reciclada foi usada em torres de refrigeração em vez de água bruta, até Junho de 2018, tenham sido poupados mais de 185,717 metros cúbicos (mais de 49 milhões de galões norte-americanos) na fábrica de Gajraula Uttar Pradesh.
A redução agradou muito a Asif e ele tem em vista o planeamento de outros cortes, particularmente porque os seus próprios objetivos de desempenho incluem uma redução de 10%, anualmente, na utilização de água na Teva Active Pharmaceutical Ingredients (API).
Estes esforços incluem a organização de sessões de formação para os funcionários e suas famílias sobre formas de poupar água no trabalho e em casa. Asif e a sua equipa também realizam uma monitorização constante do local de modo a que até mesmo a mais pequena fuga seja resolvida imediatamente.
Outras iniciativas economizadoras de água incluem a instalação de um sistema de barril de chuva no telhado e a adoção de bacias de água doce natural nas aldeias próximas que serão mantidas pela Teva Gajraula e irão permitir que a água volte à terra.
No entanto, uma das maiores poupanças futuras de água será proveniente da substituição de água bruta com água reciclada para limpeza do equipamento. “Eu interrompi toda a utilização de água crua e pedi aos responsáveis pela limpeza para utilizarem água reciclada em vez disso”, diz Asif. “Foi uma mudança simples e irá ajudar-nos a poupar mais água no futuro.”
Está grato pela Equipa de Gestão local que apoiou os seus esforços para com a sustentabilidade. “Incentivam-nos sempre a agir de forma diferente para protegermos a natureza.”
Ministério da Água da Índia, Gestão Composta de Recursos Hídricos, http://mowr.gov.in